• Tecnologia: Sistema de Membranas Integradas (IMS) MBR com Membranas de Ultrafiltração de Placas Planas seguido de Membranas de Osmose Reversa
  • Capacidade: 12.000 m³/mês para o sistema de tratamento de esgoto e produção de água de reúso e 15.000 m³/mês para o sistema de abastecimento de água potável
  • Início da Operação: 2007
  • Percentual de esgoto tratado e reutilizado: 100%

Desde 2007, a General Water é responsável pelo abastecimento de água potável e pelo tratamento do esgoto e a produção de água de reúso do Grand Plaza Shopping, em Santo André/SP.

Hoje o maior Shopping Center do ABC Paulista, o Grand Plaza consome, em média, 18.000 m³ de água por mês, sendo 9.000 m³ de água potável e 9.000 m³ de água de reúso.

Toda a água potável é proveniente de um sistema implantado e operado pela GW, que a extrai de 3 poços tubulares profundos e, após tratamento, supre todas as necessidades de água potável do empreendimento.

Já a água de reúso é produzida em uma Estação de Tratamento de Esgotos dotada da tecnologia mais moderna disponível no Mundo para tal. A água de reúso é destinada aos vasos sanitários, mictórios e torres de resfriamento do Shopping.

O sistema do Grand Plaza é um dos pouquíssimos sistemas de tratamento de esgotos do Brasil com o conceito de IMS (Integrated Membrane Systems) da Grande São Paulo, que significa um sistema de tratamento com a tecnologia MBR (Lodos Ativados + Ultrafiltração), seguido de membranas de Osmose Reversa. A água de reúso destinada às torres de resfriamento possui qualidade tão alta, que atende a 100% dos requisitos de potabilidade estabelecidos na Portaria 2.914 do Ministério da Saúde.

Além dos sistemas de reúso de água e de água potável, a GW implantou e homologou um sistema de medição de esgotos junto à concessionária pública local, que permite ao Grand Plaza Shopping pagar pelo volume efetivamente lançado na rede pública.

Atualmente, em função do sistema de reúso de água, que capta 100% dos esgoto gerados, o Grand Plaza zerou o seu descarte de efluentes!